LOGO NOVA - sem dizeres.png

A PROPOSTA DA NONNA É TRAZER UM PEDACINHO DA ITÁLIA PARA MARICÁ!

PARA TANTO, RESPEITAMOS AS TRADIÇÕES DAQUELE PAÍS.

PEDIMOS AOS NOSSOS CLIENTES E AMIGOS PARA VISITARTEM A PARTE DE DICAS e TRADIÇÃO EM NOSSA PÁGINA.

https://tabernadanonna.com.br/dicas-e-tradicao

Pedidos pelo link abaixo:

MENU DINO 

não estamos aceitando, no momento, os cartões abaixo

CARTÕES ALIMENTAÇÃO.jpg

MICOS E GAFES À MESA QUE VOCÊ PODE EVITAR em restaurantes ITalianos

Para os italianos, comida é um assunto muito sério! O que para o resto do mundo é uma simples questão de preferência ou gosto, na Itália pode ser considerado um pecado gastronômico!

São regras que não estão em nenhum manual de etiqueta e, claro que nem todos os clientes são obrigados a saber, mas conhecer os costumes pode evitar algumas gafes:

 

1. Cadê o queijo ralado?

Se você pedir num restaurante um prato de massa e o garçom não trouxer o queijo ralado à mesa, não é que ele se esqueceu, mas simplesmente porquê não deve colocar nenhum tipo de queijo nestes pratos!!! São ingredientes que não devem ser  misturados, pois:

1) não se combinam na gastronomia; e

2) o queijo irá cobrir o sabor do ingrediente principal que, vamos combinar, são refinados e já saborosos por si só. 

2. Misturar água no vinho.

Principalmente se for vinho bom! Para quem não está acostumado à esta bebida, o vinho pode parecer “forte”. É tudo uma questão de hábito e leva tempo para adaptar o paladar. Uma dica: beba água em um copo separado do cálice de vinho e alterne os goles. 

3. Pedir pizza dois sabores.

Tenho certeza que todos que comeram pizza na Itália pela primeira vez pensaram que era um absurdo comer uma pizza inteira sozinho não é mesmo? Mas depois que ela chega, quero ver alguém deixar um pedacinho de lado! rsrs! A massa da pizza italiana é bem mais fina que a nossa, não tem borda e a cobertura não é abundante, então, dá pra comer uma inteira sozinho fácil, fácil!  Alguns lugares fazem 2 sabores… 

4. Ketchup, Mostarda, Maionese, etc... só no McDonald’s ou Bob's.

Inicialmente avalie o idioma da palavra "Ketchup" isso já explica, por si só, o motivo de se mantê-lo longe da pizza ou massa! O Chef leva horas preparando o molho de tomate especial com todo amor e carinho e a pessoa resolve colocar uma coisa industrializada em cima? Esses tipos de condimentos não combinam com as pizzas e massas, eles mascaram o verdadeiro sabor dos ingredientes especialmente selecionados que compôem os pratos. "Use-os sim, para temperar o Hamburgue e Hot Dog

5. Faca e massa não são amigos.

Cortar a massa para os italianos é um pecado mortal. Prepare-se para olhares incrédulos das mesas ao redor! Mas, sério, não faça isto, per favore!

6. Vinho suave, também conhecido como "Vinho de Mesa"

O garçom ficará confuso com este pedido. Não se consome "vinho suave" ou doce (venho de mesa) em restaurantes tradicionais italianos! Se quiser um vinho mais leve, peça pelo vinho da casa, se houver. O vinho a ser consumido em restaurantes italianos são os chamados "Vinhos Finos", e esses são necessáriamente "Secos" ou "Demi-Sec".

7. Pão com manteiga.

Nos restaurantes italianos tradicionais, não existe aquele couver que alguns restaurantes servem com manteiga, berinjela, azeitonas, etc... Se quiser uma entrada, veja no menu os Antipasti (entradas). O pão é para acompanhar os pratos, quando servidos junto ao prato ou a pedido do cliente.

É proibido pela etiqueta Limpar o prato com pão, mas É PERMITIDO nos restautrantes italianos.  Existe até mesmo um termo para isto: "fare la scarpetta!"

Se depois de terminar a massa, o molho delicioso permanecer no prato, não se acanhe de limpar com o pão! É só pedir o pão ou a massa branca ao garçom. O chef ficará feliz! Soa como um elogio!