PARA TANTO, RESPEITAMOS AS TRADIÇÕES DAQUELE PAÍS.
PEDIMOS AOS NOSSOS CLIENTES E AMIGOS PARA VISITARTEM A PARTE DE DICAS e TRADIÇÃO EM NOSSA PÁGINA.
Pedidos pelo link abaixo:
Tudo começou nos primórdios da civilização moderna, remontemos há aproximadamente 6 mil anos, no Egito antigo., Após inúmeras pesquisas arqueológicas, acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água, dando início ao que se conhece hoje como a base da Pizza.
Outros afirmam que os pioneiros são os gregos e os turcos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico com algum tipo de cobertura em suas dietas e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de lingüiça ou ovos por cima.
A partir do século XVI, a novidade passou a ser apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
No início do século XVIII, Rosa e Raffael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo “cavalo”, que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, denominada como “Pizza” desde o início daquele século.
A Fama dos Espósito correu a Itália e fez com que o Rei Umberto I realizasse uma verdadeira operação de guerra para trazer à cozinha do palácio o casal Espósito com a finalidade de fazerem a tal “Pizza”, no dia do aniversário da Rainha da Itália Margherita de Sabóia. A primeira Pizza redonda criada por Rafaelle Espósito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, foi confeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho), em sua homenagem.
O encantamento da Rainha pela pizza acabou determinando o nome de “Margherita” para aquele tipo de recheio. Port’Alba foi a primeira pizzaria de que se tem registro. Surgiu em Nápoles em 1830. A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos.
No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. A partir da década de 60 elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.
A Taberna da Nonna se inspira nestes registros históricos da pizza, para manter a tradição na produção artesanal de pizzas, assadas em forno adequado, com produtos de qualidade, selecionados especialmente para levar a melhor e mais tradicional experiência gastronômica italiana até nossos clientes e amigos.